Tom of Finland fez, ao longo do último meio século, uma viagem entre o fetichismo homossexual confidencial de uma comunidade minoritária para o reconhecimento global como artista bandeira da comunidade LGBTQ. Os desenhos de caras super masculinizados se tornou ícone de pop art pelo mundo todo.

GAY BLOG BR by SCRUFF
Por Eric Lanuit

Este ano foi lançado o filme narra a vida de Touko Laaksonen (1920-1991), veterano de guerra finlandês que, sob o pseudônimo Tom of Finland, que era também um artista de formação clássica. Laaksonen era filho de professores e lutou contra os russos na Segunda Guerra Mundial. Além da guerra, estudou piano, foi artista gráfico e diretor artístico numa agência de publicidade de Helsink.

Seus desenhos secretos refletiam a sua “vida dentro do armário” no meio de uma sociedade homofóbica onde a única hipótese de relação estável para um homossexual era sexo casual às escuras de um parque público (quem lembra do Autorama no Parque Ibirapuera? rs). Mesmo assim, Laaksonen viveu durante quase 30 anos em Helsink com o bailarino Veli Mäkinen, que morreu de câncer de garganta em 1981.

O fotógrafo Eric Lanuit recriou os desenhos de Laaksonen com fotografias e o resultado você confere abaixo:

“Tom of Finland” por Eric Lanuit
“Tom of Finland” por Eric Lanuit

 

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.