Com 39 mil visualizações nas doze apresentações já realizadas, a série Teatro #EmCasaComSesc traz monólogos interpretativos transmitidos diretamente da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos no Youtube. Para junho, “Processo de Conscerto do Desejo”, espetáculo de Matheus Nachergaele, é um dos espetáculos confirmados.

GAY BLOG BR by SCRUFF
Matheus Nachtergaele adapta a peça "Processo de Conscerto do Desejo" para web
Matheus Nachtergaele adapta a peça “Processo de Conscerto do Desejo” para web (Reprodução)

Promovida pelo Sesc São Paulo, a programação traz importantes nomes do teatro nacional: no domingo, dia 7, Eduardo Mossri apresenta uma versão adaptada do espetáculo Cartas Libanesas. Nela, ele contará, por meio da figura do mascate Miguel Mahfuz, um pouco do processo da imigração sírio-libanesa e também sobre todos os imigrantes no Brasil. A direção é de Marcelo Lazzaratto e a classificação indicativa 12 anos.

Na segunda-feira, 8, Cláudia Missura está em Paixões da Alma, baseado na filosofia de René Descartes. Dirigida e adaptada por Marcelo Romagnoli, a peça se passa numa cozinha, onde a atriz prepara um ensopado e dá a receita de como se proteger das paixões que atacam nossa alma. A descoberta dos mecanismos do corpo, a dissecação dos sentimentos, a análise das emoções e dos sentidos são tratadas de forma clara e precisa, assim como na obra do filósofo francês que inaugurou a filosofia moderna. Baseada principalmente em três livros de Descartes – Discurso sobre o Método, Meditações e As Paixões da Alma, a peça tem classificação indicativa de 14 anos.

Matheus Nachtergaele adapta a peça "Processo de Conscerto do Desejo" para web
Matheus Nachtergaele adapta a peça “Processo de Conscerto do Desejo” para web (Reprodução)

E no dia 10, quarta-feira, Matheus Nachtergaele adapta a peça Processo de Conscerto do Desejo para formato intimista, intitulando-a ‘Desconscerto’. Na apresentação, o ator recita poemas de sua mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que morreu quando Matheus tinha três meses de idade. “Poucas palavras se confundem tanto em nossa língua quanto ‘concerto’ e ‘conserto’. Aqui, elas se mesclam vertiginosamente”, explica o ator. “Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto”. Ele define o monólogo como “um homem (que por acaso é um ator) diz no palco as palavras escritas por sua mãe. É só isso, se isso for pouco”. A peça não é recomendada para menores de 14 anos, e tem direção de Miriam Juvino.

SERVIÇO

Processo de Conscerto do Desejo
Com Matheus Nachtergaele
Quarta-feira, 10 de junho, às 21h
No Youtube e Instagram do SescSP

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.