Com a atual tendência de deixar a barba crescer, faz sentido perguntar se “a cortina combina com o carpete”? Usualmente se diz que “a barba é a maquiagem do homem” por esconder algumas imperfeições ou assimetrias do rosto. Mas já notou que alguns rapazes com cabelos escuros têm a barba cor de carmim (ou cor de carne)?

GAY BLOG BR by SCRUFF

Ao longo da história e de diferentes culturas do mundo, aos homens com barba se atribuiu qualidades como sabedoria, potência sexual e status social. Também em determinadas épocas e culturas se atribuiu a ela falta de higiene, refinamento e digna de excêntricos. Em algumas religiões, quem tem barba é considerado importante. Mas o que explica a cor diferente dos outros pelos do resto do corpo?

Curte barba ruiva?
Curte barbinha ruiva?

A ciência explica que os pelos crescem a partir dos folículos capilares, onde ocorre a distribuição de eumelanina (responsável pela cor escura ou preta) e feomelanina (responsável pela cor avermelhada ou amarelada). A distribuição dessa variação de dois tipos de melanina não é feita de forma proporcional em todas as partes do corpo.

A genética é o principal fator determinante da cor, mas os pelos também podem mudar a coloração devido ao nível de exposição ao sol, por exemplo.

No caso dos pelos brancos, geralmente o que acontece é que os radicais livres se oxidam com o envelhecimento. Problemas emocionais, estresse ou hábitos alimentares também podem ocasionar o surgimento de barba branca, mesmo na adolescência.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.